Nesta quinta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que vai interceder junto ao governo da Nicarágua para libertar bispos condenados e preso por se opor ao regime do ditador Daniel Ortega.

O conteúdo continua após o anúncio 👇

A declaração foi após o encontro com o líder máximo da Igreja Católica, Papa Francisco com quem o presidente brasileiro tem muita afinidade.

Durante coletiva de imprensa hoje, Lula declarou que “a única coisa que a Igreja quer é que a Nicarágua libere os bispos. Eu pretendo falar com Daniel Ortega a respeito, sabe? De liberar os bispos (…) “não há motivos para os bispos ficarem impedidos de exercer sua função na Igreja. Vou tentar ajudar. Se puder ajudar, mas não é fácil”.

As relações entre a Igreja Católica e Ortega se deterioraram desde 2018, quando houve protestos sustentados contra o governo do presidente e uma subsequente repressão do governo.

O conteúdo continua após o anúncio 👇

O líder sandinista está no poder de forma ininterrupta desde 2007 e foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo em 2021, em eleições realizadas após a prisão de sete possíveis adversários.