Após polêmica gerada por declarações feitas em um sermão, o pastor Rogério Oliveira Amorim, da Igreja do Evangelho Quadrangular do Ecoville (Curitiba), se pronunciou.
O religioso disse, sem apresentar provas, que o Governo Federal iria misturar as vacinas de Covid-19 e de gripe.
Em vídeo gravado em 23 de março e disponível no canal da Igreja no YouTube, Rogério Oliveira Amorim acusou o governo Lula de ser o próprio mal e capaz de qualquer coisa.
Em nota divulgada por sua advogada, Juliana Lima, o pastor declarou ser leigo e não possuir conhecimento técnico-científico em saúde. No entanto, um vídeo de seu canal na Igreja mostra-o citando mortes de crianças por infarto.
Em nota datada de 1º de abril, o pastor declara não se opor à vacinação e atesta sua idoneidade moral.
Leia nota na íntegra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETRATAÇÃO
“Pelo presente, através de sua advogada infra-assinado, Rogério Amorim vem, respeitosamente, à presença de Vossa Senhoria esclarecer e se retratar quanto ao ora alegado em vídeos postados nesta rede social.
O referido vídeo foi gravado e postado na conta da Igreja do Evangelho Quadrangular na plataforma YouTube, onde o senhor Rogério apenas replicou informações que obteve através de um vídeo de uma terceira pessoa. Por se tratar de pessoa leiga e sem conhecimento técnico-científico acerca de temas relacionados à saúde, o senhor Rogério não tinha intenção de disseminar qualquer tipo de falsa informação, inclusive em sua fala ele deixa bem explícito que a informação que obteve “poderia se tratar de uma falácia”, o que denota que o mesmo não obtinha intenção de induzir a erro quem o ouvia.
O senhor Rogério não tem qualquer objeção quanto às vacinas mencionadas, inclusive tomou todas as doses que lhe eram indicadas. No vídeo, além de replicar uma informação que recebeu, apenas exerceu o seu direito de expressão, que é um direito constitucional fundamental que permite às pessoas expressar e divulgar ideias, opiniões e críticas sem medo de censura.
Cumpre destacar que o senhor Rogério trata-se de pessoa que goza de idoneidade moral, sem qualquer envolvimento pretérito com o aparato judicial ou policial. O mesmo é esposo, pai, avô e bisavô. Aos seus 76 anos de idade, dos quais 47 anos dedicados à vida pastoral, sempre se pautou ao longo desse período em uma conduta ética, moral e íntegra.
Após o compartilhamento do vídeo nas redes sociais, tanto o senhor Rogério quanto seus familiares têm recebido inúmeros ataques de ódio nos comentários das referidas redes, ultrapassando todo e qualquer limite do aceitável e extrapolando o direito de expressão. O que vem promovendo um verdadeiro linchamento virtual.
Uma vez que esclarecido os fatos e tendo em vista a repercussão negativa do compartilhamento do vídeo e até mesmo a fim de resguardar a integridade física e psicológica do senhor Rogério e de seus familiares, solicitamos os bons préstimos de Vossa Senhoria no sentido de que delete o quanto antes o referido vídeo de suas redes sociais, assegurando assim o direito de imagem do mesmo.
Certos de sua compreensão, desde já agradecemos. Aproveito a oportunidade para renovar protestos de estima e consideração.”
Ver essa foto no Instagram